30/11/2011

Natal Verde no Centro Histórico





A Prefeitura lança neste Natal um projeto inovador no Centro Histórico da Capital para resgatar e incentivar o espírito natalino dos cidadãos. Intitulado de Projeto Natal Verde, a iniciativa idealizada pelo Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), em ação conjunta com a Rede de Amigos do Centro Histórico de Porto Alegre (AMICH), conta com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-POA) e pretende celebrar a data mais importante do calendário cristão com a promoção de grandes atrações culturais pela cidade, no período de 3 a 20 de dezembro.

O Natal Verde foi criado baseado em perspectivas ambientalmente sustentáveis que pretende divulgar a importância da preservação da natureza e da biodiversidade do planeta. A programação será aberta oficialmente no próximo sábado, 3, a partir das 10h30min, na Esquina Democrática, com a apresentação da banda da Brigada Militar e lançamento da árvore natalina de 5 m de altura, instalada no local, produzida e revestida de material reciclado, com mais de 1.500 garrafas PET na cor verde, esculpida pelo artista plástico Émerson Otharan. Também está previsto a apresentação de um solista de saxofone interpretando canções natalinas e a presença do Papai Noel, distribuindo doces e pirulitos. Além de maratonas musicais no Chalé da Praça XV, uma exposição de fotos no Viaduto Otávio Rocha e a realização do show do músico Nei Lisboa, no Teatro São Pedro, às 21h00.

A celebração natalina acontecerá em Porto Alegre até o dia 20 de dezembro, em atividades distribuídas em diferentes locais do Centro Histórico de Porto Alegre; como a Esquina Democrática, a escadaria da Rua 24 de Maio, o Mercado Público e o Viaduto Otávio Rocha. Eventos sociais, ações e atividades culturais como uma Feira de antiguidades no Mercado Público, brechó, artesanato e oficinas sustentáveis serão promovidos, durante o período.

A iniciativa está inserida também em um programa institucional. Durante o período de realização do evento serão colocadas caixas de recolhimento de presentes para crianças carentes, em diversas lojas, entidades e instituições do Centro Histórico. Segundo a organizadora do evento, a gerente de projetos do Inovapoa e engenheira, Rita Chang, a primeira edição do Natal Verde de Porto Alegre é inspirada no Natal Luz de Gramado e pretende estimular nos gaúchos um estado de espírito de celebração comunitária. “Queremos um Natal que não seja apenas comercial, a idéia é proporcionar à cidade momentos de confraternização, integração social e fraternidade”, declara Rita.

O projeto tem ainda a colaboração da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Secretaria do Meio Ambiente (Smam) e Secretaria de Coordenação Política e Governança Local (SMCPGL), com patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL- POA).

Nenhum comentário: